1.25.2011

O que é transexualismo?


Transexualismo é a condição em que uma pessoa se identifica como sendo do gênero oposto ao sexo refletido pelo corpo (sexo psicológico oposto ao sexo biológico). Um transexual female-to-male (FTM, homem transexual) é uma pessoa que sente que o seu gênero é masculino, embora tenha nascido com corpo feminino e um transexual male-to-female (MTF, mulher transexual) é uma pessoa que sente que o seu gênero é feminino, embora tenha nascido com corpo masculino.

Existe uma grande discussão com relação a considerar transexualismo como uma doença ou não. Mesmo assim, de acordo com a classificação internacional de doenças, o diagnóstico de transexualismo em um adulto requer que 3 critérios sejam satisfeitos:

  • Desejo de viver e ser aceito como membro do sexo oposto, normalmente acompanhado pelo desejo de fazer com que o corpo seja o mais congruente possível com o sexo preferido, através de cirurgia e tratamento hormonal.
  • Este desejo esteve presente persistentemente por pelo menos 2 anos.
  • O transtorno não é sintoma de nenhum transtorno mental ou abnormalidade cromossômica.
Embora as causas do transexualismo ainda não sejam totalmente entendidas, existem evidências de que transexualismo é uma condição neurológica (ou seja, não é um transtorno mental). Uma pessoa transexual não tem como deixar de ser transexual. Contudo, existem tratamentos hormonais e cirurgias que podem ajudar a fazer com que a pessoa se sinta melhor e possa viver melhor de acordo com o seu gênero.

Muitas vezes, os transexuais sabem que se sentem do gênero oposto ao sexo biológico desde que são crianças (mais ou menos aos 6 anos de idade). Normalmente eles expressam o desejo de pertencer ao sexo oposto, preferem brinquedos ou brincadeiras do sexo oposto, etc. Por exemplo, um menino transexual pode expressar o desejo de se vestir com roupas de menino, preferir carrinhos a bonecas, futebol a brincar de casinha. Contudo, embora transexuais muitas vezes apresentem estes desejos quando crianças, não necessariamente uma criança que expresse esses desejos seja transexual!! Existem crianças que podem expressar esses desejos e incerteza com relação ao gênero ao qual pertencem, mas que perdem o desejo de pertencer ao sexo oposto durante a adolescência.

Algumas pessoas definem transexual como uma pessoa que passou por cirurgia de redesignação sexual. Eu, particularmente, não gosto desta definição, já que não necessariamente uma pessoa cujo sexo psicológico é o oposto do sexo biológico irá passar por todas as cirurgias de redesignação sexual. Na realidade, muitas pessoas, por diversas razões, nem mesmo irão optar pelo tratamento hormonal. Então, esta definição é muito restrita.


Alguns termos que são confundidos com transexualismo


Transgênero é um termo que ainda não está totalmente estabelecido. Ele pode ser considerado um termo mais geral, que engloba não somente o transexualismo, quanto o travestismo e outros. Assim, trangênero pode ser transexual, pode ser uma pessoa que não se sente completamente nem do gênero feminino, nem do gênero masculino, pode ser uma pessoa que às vezes se sente do sexo feminino e às vezes do masculino, pode ser uma pessoa que gosta de se vestir com roupas do sexo oposto, mas está contente com o seu sexo biológico, pode ser um travesti, etc.

Travestismo é muitas vezes confundido com transexualismo. Contudo, travestismo e transexualismo são completamente diferentes. Travesti é uma pessoa que se veste com as roupas e assessórios do sexo oporto somente em parte do dia ou para apresentar shows, porque sentem prazer emocional ou sexual fazendo isto. Embora travestis gostem da fantasia de se comportar como o sexo oposto, eles não se consideram do gênero oposto. Por exemplo, um homem que se traveste não se considera do gênero feminino. Ele está contente sendo um homem e tendo corpo masculino.

Homossexualismo é relativo a orientação sexual da pessoa, ou seja, se a pessoa se atrai por pessoas do mesmo gênero ou do gênero oposto. Os homossexuais sentem atração por pessoas do mesmo gênero (mulheres que sentem atração por mulheres e homens que sentem atração por homens), mas estão felizes com o sexo refletido pelo seu corpo. O termo transexualismo não está relacionado à orientação sexual da pessoa. Assim, transexuais podem ser heterossexuais, homossexuais ou bissexuais.

Hermafroditismo é a condição em que uma pessoa nasce com órgaos sexuais de ambos os sexos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário