4.18.2009

VAI UM DORITOS AI?


SÃO PAULO – O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) reconheceu nesta sexta, 17, que o comercial Doritos/YMCA, do salgadinho Doritos, era preconceituoso. Diante de várias reclamações, o Conar levou a julgamento a peça publicitária. Seu Conselho de Ética decidiu, por maioria, a retirada da veiculação do anúncio. O comunicado diz o seguinte:
Informamos que as queixas enviadas pelo(a) Srs. (as) – anúncio “DORITOS
YMCA” - Rep.074/09- foi levada a julgamento pelo Conselho de Ética do CONAR,
tendo sido deliberado por maioria de votos, em 1ª instância, a sustação da
veiculação do anúncio.
No dia 12 de março, o Conar respondeu a carta da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros (LGBT). Informou que abriu instauração de processo ético sob o número 074/09, referente ao anúncio “Doritos YMCA”.
A secretaria-executiva do Conar encaminhou um e-mail informando aos consumidores que se pronunciaram contra o anúncio da decisão. Por sua vez, a PepsiCo, dona da marca Elma Chips, que produz o salgadinho, e a agência publicitária AlmapBBDO, que produziu o comercial, podem recorrer da decisão.
O desenrolar do caso pode ser acompanhado na seção “Decisões e Casos”, no site do Conar. Embora o comercial tenha cumprido seu período de exibição, e ser veiculado com uma jovem dando gritos histéricos por causa de um “suposto famoso” na escada rolante, a ação dos gays de protestarem contra o comercial surtiu efeito. A decisão poderia colocar os envolvidos na propaganda com cara ridicularizada e levando uma pacotada do salgadinho com o slogan: “Vai um Doritos aí?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário